Página Principal
Associação para a Defesa do Vale do Bestança
   

Caminhada na freguesia de Oliveira do Douro (Cinfães) - Na Rota dos Escritores e Pintores

28 de Fevereiro de 2004

Vamos para a primeira caminhada de 2004.

Estamos de volta às nossas caminhadas e reuniões de amigos, ligados por afectos de forte companheirismo que se foram desenvolvendo ao longo dos anos. Unidos por fortes cumplicidades que emanam da Natureza, percorremos com alegria e de forma saudável os trilhos das nossas vidas na defesa e protecção do Planeta Terra, tendo, no caso particular dos eventos promovidos pela ADVB como fio condutor o vale e o rio Bestança.

Nesta caminhada evocaremos os escritores Basílio Alberto de Souza Pinto, autor da obra "Memória do Concelho de Ferreiros de Tendaes". Lembraremos Serpa Pinto e sua filha Carlota de Serpa Pinto, autora de vários livros, de que destacamos: "A Vida Breve e Ardente de Serpa Pinto". Calcorrearemos os caminhos trilhados pelo pintor Lima Machado Pereira em busca da luz tão bela que soube transportar para os seus quadros. Estas figuras estadiaram no vale do Bestança.

Será nosso cicerone o historiador Dr. Nuno Mendes, que nos traçará uma resenha bibliográfica e biográfica dos autores evocados. Este historiador está a preparar um dicionário sobre a vida e obra de autores cinfanenses.

Programa

  • 9h30m - Boassas - Concentração
  • 17h00m - Boassas - Chegada

Inscrições: € 5,00.

Extensão: 10 Kms.

Grau de dificuldade: médio.

Os participantes devem trazer farnel.

Nota : A caminhada realizar-se-á independentemente das condições meteorológicas.

Como chegar a Boassas:

Do Porto:

Tomar a A4 (Porto/Vila Real),percorridos mais ou menos 50 Kms sair em direcção ao Marco de Canavezes. Chegado ao Marco tomar a estrada em direcção a Cinfães (atenção não vai à vila Cinfães). Estar atento e seguir a direcção PORTO ANTIGO, aparece uma placa a indicar a estalagem lá existente. Em Porto Antigo já na margem esquerda do Douro tomar a estrada em direcção à ponte de Pias sobre o rio Bestança. Antes de chegar à ponte de Pias, percorridos +/- 3 Kms. - atenção: aparece à esquerda a placa a indicar Ruivais / Covelas. Seguir por aí. Percorridos cerca de 50 metros virar à esquerda, seguindo em frente até até ao bonito largo da aldeia de BOASSAS.

De Viseu:

Chegados ao centro da Vila de Cinfães, seguir até à Câmara Municipal, aí virar à direita em direcção à ponte de Pias. Após passar a ponte de Pias sobre o rio Bestança - atenção: aparece à direita a placa a indicar Ruivais / Covelas. Seguir por aí. Percorridos cerca de 50 metros virar à esquerda, seguindo em frente até ao bonito largo da aldeia de BOASSAS.

F1040004 F1040008 F1040009 F1040015 F1040017 F1040019 F1040022
Photo album generated by album from Dave's MarginalHacks