Página Principal
Associação para a Defesa do Vale do Bestança
   


Caminhada em Rio Mau, Penafiel

Descida do Bestança 2004

22 de Outubro de 2005

A Associação dos Amigos do Rio Sousa, em conjunto com a ADVB, vai levar a efeito no Sábado dia 22 de Outubro de 2005, uma caminhada na freguesia de Rio Mau.

A caminhada é aceitável para as crianças e para as pessoas mais idosas. Vale a pena vir conhecer a zona mais bela das minas de carvão do Pejão e Rio Mau. O percurso total da caminhada é de cerca de 12Km.

Fotografias no fundo da página.

Programa

  • 9:30 - Ponto de encontro e partida para a caminhada na Foz do Rio Mau, na freguesia de Rio Mau, junto ao restaurante Meandro Belo horizonte, Estrada marginal ao rio Douro, Porto - Entre os Rios, a cerca de 10Km da barragem de Crestuma Lever, na margem direita do Rio Douro.
  • 9:45 - Travessia do Rio Douro, a partir do cais de Rio Mau, para a sua margem esquerda, em direcção a Pedorido, a zona das Minas do Pejão. A travessia é feita numa barca que transporte 30 pessoas de cada vez.
  • 10:00 - Caminhada a partir do cais de Pedorido, junto à margem do Rio Douro, em direcção à Ponte Velha do Rio Arda, visitando-se uma mercearia antiga de aldeia, de 1927, seguindo-se uma visita ao museu da Junta de Freguesia de Pedorido para se apreciar uma velha locomotiva a carvão utilizada nas Minas do Pejão, e visita do Complexo de Germunde onde se localizam as antigas entradas das minas, as velhas casas dos mineiros e outras instalações. Esta caminhada cultural ocupará toda a manhã, almoçando no regresso junto ao cais, na explanada de um bar típico conhecido como o "29", podendo almoçar os seus merendeiros que a cada um, compete trazer.
  • 14:00 - Travessia do Rio Douro, para a sua margem direita, em direcção ao cais de Rio Mau, com descarga das mochilas para os carros.
  • 14:30 - Caminhada, a partir do cais, em direcção à freguesia de Sebolido, passando-se pela margem direita do Rio Mau, atravessando a freguesia de Rio Mau pelos caminhos típicos. Chegados a Sebolido, efectua-se a descida em direcção à margem direita do Rio Douro, caminhando-se ao longo dela até ao cais. Esta caminhada tem a extensão de cerca de 9 Km e deverá ocupar toda a tarde.
  • 18:30 - Hora prevista de chegada ao cais, seguindo-se para o restaurante para o jantar convívio às 19:00.
  • NOTA: Para quem não quiser trazer almoço servem-se, no bar típico, refeições económicas.

Inscrições

Inscrições na caminhada no nº de tel. 919 769 705 ou 255 721 703, Napoleão Monteiro, (AARiS) Associação dos Amigos do Rio Sousa.

Marcações até dia 20 para o jantar.

Fotografias

02 03 04 05 06 07 08 09 10 11