Página Principal
Associação para a Defesa do Vale do Bestança
   


Caminhada "A Rota da Farinha"
Rio Alva / Penacova

12 de Maio de 2007

Por norma, repetimos algo do qual eventualmente tenhamos gostado.

Assim sendo, cá estamos nós a propor-vos uma nova caminhada no Rio Alva, na freguesia de Friúmes, à qual resolvemos chamar, de “A Rota da Farinha”, pelo facto de irmos trilhar caminhos, que ainda há pouco tempo (duas ou três décadas), faziam parte dessa mesma rota.

Ver fotografias!

Desta vez iniciaremos a caminhada no Alto da Serra da Atalhada, num local onde ainda existem, alguns moinhos recuperados há pouco tempo, logo, em perfeito estado de conservação. Daqui desceremos rapidamente ao Vale do Conde / Zagalho, donde seguiremos até Friúmes, num caminho ladeado por terrenos agrícolas. De Friúmes, continuaremos a descer até à praia fluvial do Vale da Chã, onde nos juntaremos ao Alva, o qual só largaremos a meio da tarde. Aqui teremos à nossa espera o já quase tradicional Porto. Por um trajecto já efectuado no ano transacto, retomaremos o nosso passeio até à praia fluvial do Vimeiro, com uma pequena abordagem pelo Cabeço do Calhau Rolado. Esperamos que as nossas mochilas com os almoços já lá se encontrem, pois é exactamente no mesmo local do ano passado que almoçaremos.

Atestados de “combustível” e com o cafézinho tomado, será hora de nos metermos ao caminho passando nas Boiças do Pateiro, e um pouco mais acima atravessaremos o Alva no açude, tal como no ano passado, portanto quem não quiser molhar os pés, terá de arranjar alguém que o leve ao colo, levar umas galochas, etc. Na margem esquerda, com passagem pelo Furado, aí vamos nós em direcção aos Moinhos da Lamisqueira e ao contrário de 2006, não subiremos o Carreiro da Mula, logo continuaremos junto ao Rio, até um local fronteira de três concelhos (Penacova, Poiares e Arganil).

Na Física dizemos que tudo o que sobe, desce. Aqui, como os locais de partida e chegada são o mesmo, acontece que todos os que descem, têm de subir. Assim sendo começaremos a atacar a subida até Vale do Tronco, e daqui num derradeiro esforço, o troço final até ao Cume da Serra. Como diz o povo o rabo é o mais difícil de esfolar, logo dando razão ao “Pobom”, nestes derradeiros 900 metros subiremos dos 250 m, até aos 350m, numa inclinação média de 20%. Vencida a subida, é só passear pelo planalto até aos moinhos por mais 500m, que comparados com os 14 500m da caminhada, serão uma insignificância.

Estes 14,5 km que constituem o percurso, serão relativamente fáceis de percorrer, o que faz com que esta caminhada possa ser considerada com um grau de dificuldade médio-baixo.

Programa

  • Concentração às 9h 30 min nos Moinhos da Serra da Atalhada.
  • Início da caminhada às 10 horas.
  • Fim da caminhada por volta das 18 horas, dependendo das pernas do pessoal.
  • Actividades Lúdicas, para “matar” o tempo até ao jantar.
  • Jantar no restaurante da S. Atalhada, por volta das 20 horas.

Percurso

Moinhos da S. Atalhada, Vale do Conde, Zagalho, Friúmes (Capela de N. Srª do Cabo), Praia do Vale da Chã, Cabeço do Calhau Rolado, Vimeiro, Vale da Cereja, Açude, Cardal, Boiças do Pateiro, Furado, Lamisqueiras, Vale do Tronco e Moinhos da S. Atalhada.

Como chegar aos Moinhos da Serra da Atalhada

  • Saída na A1 em Coimbra Norte, “apanhar” o IP3.
  • Quando tiverem percorrido aprox. 23 Km passarão para a margem esquerda do Mondego, na Ponte de Penacova.
  • Um Km à frente, virar à Direita para Miro, Friúmes...
  • Passar por dentro de Miro, na direcção da povoação de Vale Maior.
  • Umas centenas de metros após o final de Vale Maior, ou seja 4 Kms após a saída de Miro, “cortar” à Dir. para os Moinhos, subindo uma estrada alcatroada por 2 Km.

Responsabilidade dos Participantes

  • Material individual, necessário às condições do percurso.
  • Condição física e estado de saúde adequado às exigências da caminhada.
  • Seguro de acidentes pessoais.
  • Almoço de Sábado.
  • Dormidas.

A ADVB (Núcleo de Coimbra) não se responsabiliza por qualquer acidente que possa provocar danos físicos, morais ou psicológicos nos participantes ou em terceiros.

Inscrições (até 10 de Maio)

Para mais informações e inscrições, contactar Vaz Pedro (917619080), Jorge Ventura (968013140) ou José Sampaio (917535075).

Caminhada - 5 euros (crianças e sócios da ADVRB com as cotas em dia, grátis).

Refeição com pagamento no local devendo ser confirmadas previamente.

Fotografias

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 21 01 02 03 04 05 06 07 08 09 20