Associação para a Defesa do Vale do Bestança

Caminhada em Espadanedo

O Erguer do Arco

6 e 7 de Setembro

Espadanedo é uma freguesia tipicamente rural, pendurada sobre o rio Douro, na sua margem esquerda.

Ver as fotografias em baixo.

Fica a 15 quilómetros de Cinfães, e a 10 de Entre-os-Rios.

De tradições profundamente religiosas, todos os anos se realizam duas importantes festas: no mês de Julho em honra de S. Cristóvão, na igreja paroquial; e no primeiro fim de semana de Setembro em honra de Nª Sª de Lurdes, na capelinha de Saímes.

A cada uma destas festas, estão ligados (na sua realização) os lugares de Pousada e de Saímes, respectivamente.

O bairrismo, por vezes exacerbado, atingia os seus limites, na feitura das ornamentações, o arruado, para cada uma das festas. Cada qual sempre mais belo e cada vez mais arrojado.

Foi, talvez, este bairrismo, que ao longo dos anos (não há memória!), foi tornando cada vez maior o conhecido ARCO DE SAÍMES, que tantos trabalhos e canseiras traz às gentes deste pequeno lugar,... mas que arrasta multidões na altura do seu levantamento!

Totalmente construído em madeira e revestido a papel "recortado", tem, nos últimos anos atingido e ultrapassado os 40 metros de altura.

É o seu tamanho e o difícil local onde é erguido, que tornam este momento único.

Os Zés Pereiras, os conjuntos, o fogo de artifício, as bandas de música, a comida, a bebida, a doçaria regional, e as cerimónias religiosas, completam dois dias de festa vividos com grande intensidade, e cujo sucesso parece estar sempre protegido pela imponência do arco – É como se fosse a alma da festa!

Assim, com esta "Caminhada do Arco", pretendemos dar a conhecer e usufruir da beleza natural de mais uma parcela do nosso Rio Douro, mas principalmente e com o "epicentro" no levantamento do arco, sentirmos as emoções e todo o espírito que ainda se vive numa festa de aldeia. Inscreve-te.

Inscrições (até 4 de Setembro)

Em virtude das dificuldades financeiras, motivadas (também) pelas comemorações dos 15 anos da ADVB, e aproveitando o facto de a Junta de Freguesia ter a gentileza de oferecer o lanche/ajantarado, a inscrição são os habituais 5Euros, inclusive para os sócios.

Contactos - Carlos Brito - 934258713, J. Ventura - 968013140, Vaz Pedro 917619080

Grau de dificuldade Médio/Baixo, com uma extensão de aprox. 12 Km.

Como chegar a Espadanedo?

É fácil. Na Estrada N 222, a 15 Km de Cinfães ou a 10 de Entre-os-Rios, vira para Espadanedo ( à Esq. Para quem se “apresentar” vindo de Castelo de Paiva, ou à Dir. para quem vier de Cinfães) no portão das colunas de pedra.

Programa

Concentração - Às 9.30 de Sábado, 6 de Setembro, no Largo da Junta de Freguesia de Espadanedo.

9h45 – Início da caminhada
- Paragem num dos cafés da aldeia
- Paragem no Adro da Capela (observar os preparativos para o levantamento do arco)
- Continuamos a caminhada descendo pelo caminho, outrora utilizado pelos pescadores, até à praia fluvial da Granja. (Tragam o fato de banho… ).

12h00 – Almoço na Praia Fluvial, junto à Foz do Ribeiro no Rio Douro. Como sempre, o almoço é da responsabilidade de cada um dos participantes. Na Praia existe um pequeno bar com bebidas frescas)

13h00 – Continuação da caminhada, sempre com o Rio Douro ao fundo.

14h45- Chegada ao Adro da Capela.

15h00 - Levantamento do Arco.

Por volta das 16h30 o arco deverá estar "em pé".

Poderemos aproveitar algum tempo para "deambularmos" um pouco pelas ruelas da aldeia que estará então em festa, tomar uma banhoca, etc.

18h00 – Lanche/Jantar, patrocinado pela Junta de Freguesia de Espadanedo.

21h00 – Noitada. Com sessão de fogo de artifício e o conjunto "Quinta do Bill". (que actuará num palco montado num campo de milho!)

No Domingo, as cerimónias religiosas, a procissão, as bandas de música...e todo um arraial!

Nota - A ADVB, não se responsabiliza por qualquer acidente, que possa provocar danos físicos, morais ou psicológicos, nos participantes, ou em terceiros. Esta não é uma actividade organizada, nem com fins lucrativos.

Alojamento

Quem pretender alojamento contactar.

  • Espadanedo - Casa da Altamira - casaaltamira@gmail.com
  • Na Vila de Cinfães - Estalagem Serpa Pinto (Porto Antigo)
  • Em Castelo de Paiva - Hotel S.Pedro

Fotografias