Associação para a Defesa do Vale do Bestança

Caminhada "A Senhora das Candeias" - Vale do Bestança

Dia 2 de Fevereiro de 2008

A festa da Senhora das Candeias (mais conhecida por Fevereirinha, em que se venera a Senhora da Piedade), em Avitoure, é a primeira festa religiosa do ano no concelho de Cinfães. À volta da pitoresca capela desenrola-se a festividade que tem por tradição comer-se um salpicão e provar-se o bom vinho do vale do Bestança nesse dia. Formam-se grupos animados que partilham as carnes fumadas enquanto ouvem os maviosos acordes da banda de música.

Surgem também as primeiras mascaradas, enfarinham-se os foliões e lançam-se as fitas e confettis de Carnaval. Primeiro celebra-se a religião, e depois anuncia-se o paganismo.

Um ditado local está associado a esta festa: "Fevereinha a rir, está o Inverno para vir; Fevereirinha a chorar, está o Inverno a passar." Veremos.

Pretendemos com esta caminhada evocar as tradições populares festivas do vale do Bestança, enquanto valioso património etnográfico e religioso que urge promover.

Programa

  • Concentração em Vila de Muros às 9H30.
  • Subida até às imediações da Portela da Mó seguindo um percurso nas margens de uma levada que sai do ribeiro de Enxidrô em direcção a Avitoure; seguiremos até Açoreira e daqui, por Tintureiros, até Vila Viçosa. Tomaremos então o caminho que leva a Marcelim derivando, depois de atravessado o ribeiro de Enxidrô, para a Portela da Mó empreendendo a descida para Vila de Muros, onde chegaremos pelas 17H30.
  • Às 19H00 haverá o jantar na sede da ADVB.
  • Depois do jantar, deslocar-nos-emos até Avitoure participando na festa. Não esquecer o salpicão…

Os participantes devem trazer almoço, botas à prova de água e roupa adequada a dias com pluviosidade. Uma muda de roupa não será despicienda.

  • Extensão: 8 Km.
  • Grau de dificuldade: Médio.

Fotografias