25 de Outubro 2008
Ver fotografias em baixo.
O percurso desenvolver-se-á por Enxidrô em direcção ao Bestança. Atravessaremos aqui o rio e subiremos a Matelos, passaremos depois pelo Ameal e rumaremos a Covelas. A descida para a ponte far-se-á pelo caminho já de muitos conhecido e daqui subiremos a Valverde, finalizando em Vila de Muros a caminhada.
Percurso alternativo: Caso o caudal do Bestança não permita a passagem para a margem direita, subiremos pela Quinta das Fontaínhas até Avitoure. Daqui caminharemos pela levada que vem do ribeiro de Enxidrô e seguiremos em direcção ao Chão da Ponte descendo depois para Vila de Muros.
No lugar da Poldras, berço do explorador africanista Serpa Pinto, terá lugar uma busca ao tesouro. No sítio, dar-se-ão as coordenadas. O tesouro é valioso, daí que esteja repartido por três esconderijos. É conveniente o uso de bússola. Recomenda-se o estudo da biografia deste célebre Cinfanense. Sugere-se a leitura do artigo da autoria de Nuno Resende, “ Construção e “descontrução” de um percurso biográfico”, editado na revista Prado e em separata, pela ADVB.
Será deste modo divertido que contribuiremos para um melhor conhecimento da vida e dos feitos de Serpa Pinto. Outras surpresas surgirão. Esteja atento.
O percurso pode sofrer alteração de última hora.
Extensão do percurso: 10 km, sendo médio-alto o grau de dificuldade.
Os participantes devem trazer:
Jantar: ( sujeito a confirmação até ao dia 23 ) - €10,00.
TLM: 96 8013140; 91 7535075, 91 7619080
PARTICIPE, venha conhecer melhor o Bestança, O RIO DE TODOS NÓS.