Associação para a Defesa do Vale do Bestança

Caminhada pelo Centro Histórico da Cidade do Porto

16 de Fevereiro de 2008

Porto, «nação», «capital do norte», «capital do trabalho», sede de um dos maiores clubes de futebol do mundo, seja qual for o seu epíteto não deixa de ser reconhecida como uma das cidades mais características da Europa, pela sua história, o traçado do seu urbanismo, e por ser entreposto comercial que escoa um dos nossos melhores cartões-de-visita: o vinho do Porto.

Num breve percurso de um dia vamos percorrer alguns dos monumentos emblemáticos do Porto, segredos mais ou menos escondidos e algumas surpresas de uma cidade que não se resume apenas à Ribeira, à Avenida dos Aliados ou à Torre dos Clérigos, a cujo edifício, ímpar, Jorge de Sena se referiu, numa expressão singular, como o «Porto espremido para cima».

Porto, a strange light - Portugal

Começaremos na estação de Estação de São Bento e terminaremos na igreja da Lapa. Por ruas estreitas, portas entreabertas, praças subitamente rasgadas no emaranhado de uma cidade sobretudo medieval faremos o percurso possível pela história de uma urbe que contribui há séculos para a expansão do nome de Portugal no mundo.

Programa

Concentração no átrio da Estação de São Bento, às 9h30m.

Visitaremos, entre outros locais: o Teatro Nacional de S. João, a Igreja de Santa Clara, a Fundação Guerra Junqueiro, a Sé, a Igreja dos Grilos, a Ribeira, o Infante, a Igreja de S. Francisco, o velho bairro de Miragaia, o Convento de Monchique; seguiremos pelos «Caminhos do Romântico» até ao Palácio de Cristal (onde almoçaremos), prosseguindo, depois, pela Rua Miguel Bombarda, Travessa de Cedofeita, Trindade e Avenida dos Aliados, até à Praça da República e à Igreja da Lapa, onde findará o dia. Será necessário pagar entrada na Fundação Guerra Junqueiro (€ 3) para a visualização de um filme sobre a História da Cidade e no Museu da Irmandade de S. Francisco/Igreja (€2,5), para visita às catacumbas, igreja e núcleo museológico.

Recomenda-se o uso de calçado, leve e adequado ao trânsito sobre empedrado, às vezes deslizante. Roupa conforme a previsão meteorológica. Almoçaremos nos belíssimos jardins do extinto Palácio de Cristal, e à noite, haverá opípara ceia no restaurante O Forno (Rua de Santa Catarina, 1028, próximo à «Escola Normal»).

  • Extensão: cerca de 6 quilómetros
  • Grau de dificuldade: médio.

Fotografias