Associação para a Defesa do Vale do Bestança

Caminhada na Barragem de Santa Luzia

Pampilhosa da Serra

20 de Junho de 2009

Continuamos na Zona Centro. Desta vez a proposta é que visitemos um dos concelhos mais bonitos de Portugal, mas também um dos menos conhecidos. Propomos uma caminhada/passeio na periferia da Barragem de Santa Luzia. Esta é uma das mais antigas Barragens Portuguesas. Inaugurada em 1942, com 76 m de altura, demorou cerca de 11 anos a ser construída.

Ver fotografias em baixo.

Pertencente ao Distrito de Coimbra, do qual dista +/- 80 Km, o concelho da Pampilhosa da Serra, com os seus quase 400 Km2, é o 2º maior do Distrito e o único a pertencer à província da Beira Baixa. Confronta com sete outros concelhos (Arganil, Covilhã, Fundão, Góis, Oleiros, Pedrógão Grande e Sertã).

Apesar dos vários incêndios que o flagelaram, a paisagem deste concelho é de uma beleza indescritível, o que poderá ser em parte comprovado durante a nossa visita. Contemplar a albufeira da Barragem Santa Luzia do miradouro junto ao dique é quase “comovente”. Uma visita ao Miradouro de Dornelas, sobre o Rio Zêzere, com poemas de Gil Vicente, ou aos Penedos do Fajão é de todo aconselhável.

Existem tantos e variados motivos de interesse que justificam uma visita um pouco mais pormenorizada a esta linda e hospitaleira terra, que na impossibilidade de os enumerar na totalidade, (eventualmente ir-me-ia esquecer de alguns…) atrevo-me a aconselhar uma visita a um dos museus (Museu Etnográfico do Pessegueiro, Museu etnográfico de Dornelas do Zêzere, Museu Monsenhor Nunes Pereira no Fajão, e na P. da Serra a Casa Museu de Carvalho e o Museu Municipal).

Programa

  • 9h30 Encontro junto ao dique da barragem, na margem esq. (acesso pelo Casal da Lapa).
  • 10h Início da caminhada
  • Almoço em local e hora, julgados convenientes na ocasião. Como é hábito o almoço (Pic-nic) será da responsabilidade de cada um.
  • 19h30 Jantar no Restaurante “As Beiras”, no Casal da Lapa junto à Barragem

Recomendações aos caminheiros participantes

Material individual, necessário às exigências do percurso. Recomenda-se um cuidado particular no calçado a utilizar, aconselhando-se que possua sola aderente e dura, de modo a proteger a planta do pé do piso muito irregular e duro de uma parte do percurso.

  • Condição física e estado de saúde adequado às características da caminhada.
  • Seguro de acidentes pessoais.
  • Almoço de Sábado.
  • Fato de banho, e protector solar.

Inscrições

  • Caminhada - 5 euros (crianças e sócios da ADVB com as cotas em dia, grátis)
  • Data limite: 18 junho 2009

Para se inscrever ou obter mais informações, contactar:

  • Vaz Pedro 917619080
  • J. Ventura 968013140
  • J. Sampaio 917535025

COMO CHEGAR à Barragem de Santa Luzia

… de Coimbra

Na tentativa de facilitar, aquando do reconhecimento do “melhor” trajecto de Coimbra até à B. Santa Luzia, iniciamos este mesmo trajecto na Rotunda da Fucoli. No entanto, também a Rotunda junto à Ponte da Portela, na Margem Direita do Mondego, pode servir de ponto de partida.

Km 00,00 - Saindo da rotunda da Fucoli, fazer toda a Circular Externa durante 7,9 Km, até à ponte da Portela. Nas várias rotundas 8 ou 9 que se apresentarão nestes 7,9 Km , deverão seguir em frente.

Km 7,9- Na rotunda de Portela do Mondego, atravessar a Pontena direcção da Lousã, pela En 17 ( Estrada da Beira)

Km 22,5 – Sair à dir Para a Lousã pela En 236

Km 28,7 – Numa rotunda em construção (provavelmente ainda não estará concluída no dia 20 de Junho…), Sair na última saída para V. N. de Poiares, Vilarinho.

Km 29 – Virar à dir para a Lousã

Km 30,3 – passagem na Passagem de Nível da Linha da Lousã

Km 32,5 – No lugar de Vilarinho, virar à Esq. para Góis, pela En 342

Km 44,6 – Na Portela de Góis, virar à Dir Na Direcção da Pampilhosa da Serra, pela En 2

Km 65 – Já na En 112, e depois de ter passado por Cabeçadas, virar à Esq,e imediatamente à Dir para o Vidual.

Km 69,9 – Virar à Esq. seguindo a indicação de Fajão.

Km 76,8 - Seguir em frente.

Km 83,1 - Virar à Dir para Vidual de Baixo.

Km 86,5 – Virar à Esq. num cotovelo algo apertado, depois de ter ignorado a indicação à Esq. de Barragem de Santa Luzia, seguindo a indicação de Vale Grande e Casal da Lapa.

Km 89,2 – Depois de ter passado pelo Vale Grande, no fim da subida virar à Esq para o Casal da Lapa, e na rotunda seguir a indicação de Barragem S. Luzia.

... de outras proveniências

Existem várias opções, assim nos apresentemos de Norte ou Sul. Qualquer GPS, sugerirá variados itinerários. Se no entanto quiser vir até Coimbra, a rotunda da Fucoli, fica no acesso aos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Observações

Esta actividade não tem fins lucrativos.

A ADVB não se responsabiliza por qualquer acidente que possa provocar danos físicos, morais ou psicológicos nos participantes ou em terceiros.

Alojamentos

Residencial As Beiras, no Casal da Lapa, com os contactos 235 513 163 ou 932 224 515.

Casa de turismo rural de Dornelas do Zêzere -275 647 455.

Casa de Hóspedes “A Cadeia”, no Fajão – 235 751 175.

Parque de Campismo Rural em Janeiro de Baixo -969 691 820.

Casa de Hóspedes “ Casa Velha”, na Pampilhosa da serra – 235 594 884 ou 962 143 633.

Fotografias

Ver mais fotografias de Napoleão Monteiro: albúm 1 e álbum 2.