Associação para a Defesa do Vale do Bestança

Caminhada em Idanha-a-Nova

30 e 31 de Maio de 2009

Depois de uma caminhada citadina, (magnífica, parabéns ao Dr. Nuno Resende), na Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto, pela 1ª vez a ADVB, aventura-se à descoberta de uma zona do País, que ainda não tínhamos calcorreado.

Assim propomos uma ida ao Distrito de Castelo Branco, concelho de Idanha-a-Nova, mais precisamente, a Penha Garcia, Salvaterra do Extremo, Monsanto e Idanha-a-Velha.

Ver fotografias em baixo.

Programa

Sábado, 30 de Maio

Encontro em Penha Garcia às 10 horas, junto à Igreja, (Largo do Chão da Igreja) onde iniciaremos a caminhada A Rota dos Fósseis, com a duração aproximada de 2 horas, para percorrer os 3 Km, considerados fáceis de fazer. Teremos oportunidade de observar vestígios de seres que habitaram o Vale (onde hoje corre o Rio Pônsul), da era do Pleozóico.

Penha Garcia - "Maravilha da Natureza e do Homem": Penha Garcia impressiona pela majestade da sua posição, no cimo das cristas quartzíticas da Serra com o mesmo nome. Antiga fortaleza, foi "couto de homiziados" até aos finais do século XVIII. Ler mais...

O almoço (Pic-nic) como é nosso hábito, será da responsabilidade de cada um.

À tarde rumaremos até Salvaterra do Extremo, onde faremos a caminhada A Rota dos Abutres. Com uma extensão de 10 Km, e um grau de dificuldade que poderemos considerar de médio, demoraremos cerca de 3 a 4 horas a percorrê-lo, Terá inicio junto à Igreja de Salvaterra, e com o Rio Ergues de premeio, (entre Portugal e Espanha), teremos oportunidade de ver várias colónias de Grifos, que habitam na zona do Castelo Espanhol de Penha Fiel.

Salvaterra do Extremo": Situada junto da fronteira com Espanha e de origem muito antiga, foi um reduto fortificado pelos romanos e pelos árabes. Seria, posteriormente, sobre estas ruínas que D. Afonso Henriques mandaria construir o castelo. D. Sancho II atribui-lhe, em 1229, foral. Existiu como concelho até 1855, altura em que foi anexada ao concelho de Idanha-a-Nova. Ler mais...

Domingo, 31 de Maio

Com uma extensão de 7 Km a Rota dos Barrocais, em pleno maciço granítico onde o homem implantou aquela que é considerada a Aldeia mais Portuguesa de Portugal, permitirá desfrutar das paisagens mais belas do fim-de-semana. A paisagem Raiana da Beira Baixa, nesta época do ano ainda verdejante, com certeza que nos ficará agradavelmente na memória.

Monsanto - "Aldeia mais Portuguesa de Portugal": Monsanto é uma das 17 freguesias do concelho de Idanha-a-Nova. Tem uma área de cerca de 18 hectares e situa-se a nordeste do território concelhio, aninhada na encosta de uma elevação escarpada - o cabeço de Monsanto (Mons Sanctus como foi chamada há muito tempo) - que irrompe abruptamente na campina e que, no seu ponto mais elevado, atinge 758 metros. Pelas várias vertentes da encosta e no sopé do monte existem vários lugarejos dispersos,atestando a deslocação populacional em direcção à planície. Ler mais...

O almoço da responsabilidade da organização será ainda em Monsanto.

Depois de Almoço, com carácter facultativo, (como de Monsanto a Idanha-a-Velha são apenas 10Km), propomos uma visita (não demorada) à Egitânia, onde ficaremos mais conhecedores da história presente e passada deste local de encantar, em que cada pedra tem uma história para nos contar.

Idanha-a-Velha - "Aldeia de Casario Granítico e Ambiente Pitoresco": Idanha-a-Velha localiza-se a 15 Km da vila de Idanha-a-Nova (sede de concelho), a 12 Km da aldeia de Monsanto e a 31 Km das Termas de Monfortinho, localidade termal que faz fronteira com Espanha. Ler mais...

No final da visita a Idanha-a-Velha, por volta das 16 horas, será o regresso às nossas casas.

Recomendações aos participantes

  • Material individual, necessário às exigências do percurso.
  • Condição física e estado de saúde adequado às características da caminhada.
  • Seguro de acidentes pessoais.
  • Almoço de Sábado.

Alojamentos

Parque de Campismo da Idanha.
Junto à Barragem Marechal Carmona, perto de Idanha à Nova.
(Também com Bungalows para 4 e 6 pessoas)
Telefone 277202793

Pousada da juventude da Idanha
Telefone 277201127

Casa de Santa Catarina em Penha Garcia
Quartos duplos e de casal. Com ou sem peq. Almoço
Telefone 961622102

Hotel Estrela da Idanha
Telefone 277200500

Casa das Jardas Turismo Rural
Monte das Jardas, Idanha a Nova
Telefone 277202135

Inscrição

  • Caminhada - 5 euros (crianças e sócios da ADVB com as cotas em dia, grátis)
  • Data limite: 28 de Maio
  • Para se inscrever ou obter mais informações, contacte Vaz Pedro 917619080.

COMO CHEGAR a Idanha-a-Nova

… de Coimbra

Percurso mais curto:
Coimbra, N1 até Condeixa; saída para a N347 até Penela; entrar na N110 até ao Pontão, e virar à esq. para o IC 8, passar Pedrogão Grande, Sertã, Proença-a-Nova, e um pouco depois, entrar na N241 até ao Perdigão. Aqui, apanhar a A23, na direcção da Guarda, e 20 Km depois de Castelo Branco, sair para Lardosa, São Miguel de Acha, Proença-a-Velha, Medelim, Monsanto, e Penha Garcia.

Percurso mais rápido:
Coimbra, A1 até Torres Novas, sair para a A23 até Castelo Branco, e 20 Km depois de Castelo Branco, sair para Lardosa, São Miguel de Acha, Proença-a-Velha, Medelim, Monsanto, e Penha Garcia.

…do Porto e Viseu

A1 até Aveiro Norte, A25 até à Guarda, e aqui apanhar a A23, e antes de Castelo Branco, e 20 Km depois de Castelo Branco, sair para Lardosa, São Miguel de Acha, Proença-a-Velha, Medelim, Monsanto, e Penha Garcia

Observações

Esta actividade não tem fins lucrativos.

A ADVB não se responsabiliza por qualquer acidente que possa provocar danos físicos, morais ou psicológicos nos participantes ou em terceiros.

Fotografias

Ver mais fotografias de Napoleão Monteiro.