Associação para a Defesa do Vale do Bestança

Caminhada do Neolítico ao Românico

14 de Novembro de 2009

Vai ser em Luzim/Boelhe e estamos a fazer um briefing afim de termos as condições necessárias para que o turismo cultural e desportivo possa ter uma validade que demonstre o que de bom tem Penafiel, as freguesias com suas valências.

Veja as fotografias de Napoleão Monteiro.

Programa

Com inicio às 9.30 horas do dia 14 sábado, vamos ter tempo para ver Luzim, Lomar, igreja de Boelhe além de poder ver e retratar as aldeias de Boelhe Luzim as gravuras de Lomar. Estas gravuras rupestres de Lomar são dos anos quatro mil antes de Cristo, cujo seu significado desconhecido, levanta ideias de ser tabuleiro de jogo, mas também partilhado como hipótese de historiadores arqueológicos que se pode tratar de um mapa de civilização de sepultura do neolítico conhecidos como mamoas, já que o vale onde está situado o penedo, ainda hoje, é conhecido pelo Vale dos Mortos, provavelmente uma referência que perdurou na tradição oral popular ao facto de num e noutro local e de nesta serra terem enxertos de uma vasta necrópole neolítico, da qual sobejaram vestígios perto do menir e se encontram estes fossettes pegadinhas de S. Gonçalo.

De tarde vamos visitar o Museu em Penafiel, seguida do S. Martinho uma feira secular. Vou juntar a lenda do Verão de S. Martinho porque nesse dia não chove, lenda essa da biblioteca de Penafiel (in flores para crianças de Fernando Cardoso, que junto e passo a escrever.

Ponto de Encontro

Encontro é para melhor indicação fica a 500 metros do Sameiro Igreja , Parque da Agrival, Variante do Cavalum, A 100 M do Hotel Penafiel Parque, Quem sair da A4 fica depois da cidade por traz lado norte a segui ao Sameiro Igreja , ponto mais alto da cidade no vale do rio Cavalum para traz . Junto da rotunda do Ferreira Gomes Bispo do Porto. Freguesia de Melhundos centro.

Dados fornecidos por N. Monteiro aqui plasmados ipsis verbis. Aconselhamos ,porém (não é que a clareza da indicação o peça, mas à cautela ...), levar uma bússula e um cão guia. Assim, vai lá direitinho...

Lenda de Verão de S. Martinho

Num dia tempestuoso ia S. Martinho, valoroso soldado, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio que lhe estendia a mão suplicante e gelada.

S. Martinho não hesitou: parou a cavalo, poisou sua mão carinhosamente na do pobre e em seguida, com a espada cortou ao Meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo.

E apesar de mal agasalhado e de chover torrencialmente, preparava-se para correr o caminho cheio de felicidade.

Mas subitamente a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de estio inundou a terra de luz e calor.

Diz-se que Deus, para que se não apagasse da memória dos homens de bondade praticada pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a bênção dum sol quente e miraculoso.

Observações

Esta é uma indicação que no dia não vai chover, por tal, não te esqueças de trazer o guarda - chuva para afugentar as águas, mas também almoço na mochila para o meio-dia. Umas sapatilhas são importantes, para caminhares sobre as pedras nas pedreiras, alem disso água e umas lambetas. Por agora mais nada, segue as regras que se tem aplicado nas caminhadas anteriores do Vale do Sousa, Bestança, Coimbra, Aveiro, Figueira da Foz, Viseu, Viana, Porto, Ponte de Lima, Espanha, tantas e tantas outras que dá gosto lembrar uma no nosso Vale do Sousa que ficou na história, a de quando o Autocarro avariou que tiveram de passar no campo carregado de cultivo, e mais não digo tragam as sapatilhas novas, abram o sitio www.bestanca.com e logo vão saber mais.

Uma nota importante para quem queira jantar tem de indicar nº de pessoas até dia 11 para se poder encomendar.

Lembro que é uma grande feira de S. Martinho em Penafiel, as castanhas, vinho e as tortas de S. Martinho, levam a gente a caminho em Penafiel.

Gravuras Rupestres (LOMAR)

As gravuras rupestres conhecidas como pegadinhas de S. Gonçalo revelam quatro pedomorfos: orientados a Nascentes- Poente, articulados com cinco fossettes ou covinhas , e ainda um motivo geométrico em T , relacionado com outras duas fossettes.

Não pode precisar-se a sua datação, mas é genericamente aceite que este tipo de arte rupestre é mais recente que os monumentos megalíticos aos quais se associa, desenvolvendo-se a partir do III milénio a. C. até à idade do Bronze. Durante este período começa a abandonar-se a construção dos grandes túmulos colectivos em favores de enterramentos individuais em cista coincidindo com uma ampla e comprovada reutilização de dólmenes, factor que poderá justificar a presença destes núcleos artísticos em áreas de necrópoles megalíticas.

No caso concreto, este pequeno núcleo poderá estar associado à necrópole da tapada de sequeiros, localizada nesta envolvente.

Menir de Luzim

Os menires são monumentos megalíticos integrados num fenómeno cultural que começa a marcar a paisagem europeia a partir do Vº milénio a.C., e que se traduz por uma arquitectura monumental, caracterizada pela construção estruturas com blocos pétreos de grande dimensão.

Ao passo que as antas ou dólmenes constituem monumentos funerários, os menires poderiam assinalar lugares de reunião de comunidades pré históricas afins, projectando também os seus ideais, sagrados, voltados para o culto da fecundidade, marcada pelo carácter fálico destes monólitos. Podem também ser interpretados como marcos de território e/ou como ponto de observação dos astros, conjugando aspectos intimamente ligados à exploração e fertilidades do solo, do qual dependiam cada vez mais estas sociedades, progressivamente sedentárias.

No caso concreto do menir de Luzim, a sua localização pode também estar associada à proximidade da necrópole doméstica da tapada de Sequeiros.