2 de Maio de 2009
Ver fotografias no fundo da página.
«A terra tem paisagens belíssimas e recantos impensáveis. Ovadas de Cima e Panchorrinha são miradouros de privilégio sobre a funda corrente do Cabrum, As verdes tapadas de feno, beira dos riachos, e os recantos silenciosos da Senhora da Penha, são sítios de quietude e pureza tamanhas que, ao usufrui-los, se julga estar no Paraíso. E os moinhos de montanha? Tão belos! Tão antigos! Tão bem casados com a natureza!»
Joaquim Correia Duarte– Resende e a sua História, Ed. Câmara Municipal, 1996.
Nesta caminhada propomo-nos dar a conhecer outra parte da belíssima serra do Montemuro, nos limites dos concelhos de Cinfães e Resende acompanhados pelo rio Cabrum e suas encantadoras margens. Ao longo da caminhada iremos também encontrar em plena serra algumas capelas e alminhas nos locais mais inesperados, que desde sempre aquela gente se identificou pelo fervor com que cumpre os seus deveres religiosos. Iremos passar pela lagoa de D.João, pela ponte romana da Panchorra e pela aldeia típica de Vale de Papas... Enfim, a não perder!
Os participantes deverão trazer merenda para almoço.
As inscrições para o jantar deverão ocorrer até ao dia 29.
Sócios com quotas em dia e Crianças até aos 12 anos : gratuito.
Não sócios ou sócios em situação irregular : € 5,00
Siga até Cinfães pela A4, saindo no Marco de Canaveses e aí tomando a estrada municipal 584 até Penhalonga, virando aí à esquerda pela N 108 até encontrar a indicação Barragem de Carrapatelo e Cinfães. Uma vez na vila de Cinfães segue a E 321 direcção de Castro Daire até encontrar a placa indicando Granja e Soutelo. Passa a primeira e segue até chegar a um entrocamento onde vira à direita, passando a aldeia de Vila Boa de Cima. Um pouco mais à frente encontra placa que indica a direcção da Gralheira.
Segue pela IP3 até Viseu e depois toma a A24 na direcção de Vila Real. Sai em Castro Daire Norte/Cinfães, tomando, por breves metros, a EN2 (direcção Cinfães) e seguindo a N321. Poucos quilómetros à frente (antes da aldeia de Carvalhosa) encontra a placa que indica ROSSÃO entre outras e GRALHEIRA. No cruzamento vira à esquerda e segue as restantes indicações até encontrar a Gralheira.
Está de parabéns o nosso associado Paulo Bernardo que nos brindou com uma caminhada inesquecível pelas margens e levadas do ribeiro de Cabrum. Um passeio cheio de beleza natural, com as margens repletas de prímulas, saponárias, flores-de-andorinha que deram um colorido muito bonito à paisagem. Admirável também o património do rio: as pontes ( de que destacamos a ponte da Panchorra ) e moinhos. Eis algumas fotografias, imagens que retratam tudo: a beleza do passeio e a boa disposição dos participantes.