Associação para a Defesa do Vale do Bestança

Caminhada "O Porto dos Escritores"

"Mas essa cidade essencial, peco-lhes eu agora, deixem-na e amem-na. Gostem do Palácio de Cristal que Deus haja, cujo nome era já de si límpido e de conto de fadas, e dos seus jardins debruçados sobre o Doiro, que a certas horas lembra um rio de luz a correr; não acabem com o Passeio das Virtudes, onde certamente o Soares de Passos namorou candidamente; não matem o Senhor de Matosinhos, nem se esqueçam da Rabeia do Senhor da Pedra. E, sobretudo, que o Porto mantenha inteira, lusitana e pagã, a báquica festa de S. João!"

Miguel Torga, "O Porto"

Ver fotografias da caminhada

Depois do sucesso da caminhada do ano passado, propomos um percurso diferente, por um Porto menos conhecido tendo como temática principal os escritores que cá nasceram, viveram ou por onde simplesmente passaram escrevendo e cantando a cidade e outras glórias.

Percorreremos a cidade de uma ponta a outra, relembrando a outrora longa viagem da Foz ao Porto e aproveitando a companhia do Douro, o rio mais caudaloso da Península Ibérica e também um dos cursos de água europeus com mais carácter, tal a paisagem que talhou e que fez do Porto a cidade bela e romântica que é.

Programa

Sábado, dia 16 de Maio de 2009

Concentração no jardim do Passeio Alegre (junto à fundação Eugénio António de Andrade, topo sul do jardim) às 9h.

Sugerimos que deixem as viaturas no centro da cidade, ou na marginal (Parques de estacionamento pagos em: Infante, Trindade, D. João I) e sigam para a Foz de autocarro (dos Lóios, no centro do Porto, ou de Matosinhos sai o 500 - sair na paragem Pilotos)

Esta é uma caminhada cultural, mas não esquece a componente de pedestrianismo e exercício, dada a sua extensão. Por isso recomenda-se o uso de calçado leve e adequado ao trânsito sobre empedrado, às vezes deslizante (se chover). Roupa conforme a previsão meteorológica, mas sempre larga e confortável.

Almoçaremos nos jardins do Palácio do Freixo (ou quem preferir encontrará alguns restaurantes nas proximidade da Estação de Campanhã). À noite haverá um jantar convívio no Restaurante Via Garrett, sito à Trindade, junto à Câmara Municipal do Porto

Extensão: cerca de 13 quilómetros

Grau de dificuldade: médio-alto.

Mapa


Ver Caminhada "O Porto dos Escritores" num mapa maior

Fotografias

A caminhada "O Porto dos Escritores" foi um inegável momento de cultura, boa disposição e apreço paisagístico. Graças ao associado Nuno Mendes vivemos um dia muito agradável na cidade do Porto. Começámos de eléctrico desde o Passeio Alegre até ao Infante rememorando outros tempos. Revisitámos Camilo Castelo Branco e a sua obra, prestámos homenagem a Agostinho da Silva e ouvimos poesia dita de forma sublime no jardim de São Lázaro pelo José Oliveira que também leu passagens da obra daqueles citados escritores em voz firme e estentórea.

No final, já a chuva caía, jantámos, e muito bem, no Via Garret. Uma jornada belíssima pela cidade Invicta. Obrigado a todos os que participaram e, pricipalmente , ao seu organizador Nuno Mendes.