Associação para a Defesa do Vale do Bestança

Caminhada na Serra do Caramulo

18 de Abril de 2009

O Núcleo de Coimbra da ADVB, leva a cabo mais uma caminhada, desta vez num local que ainda não calcorreamos. No percurso, em plena Serra do Caramulo, teremos oportunidade de contemplar um dos locais mais bonitos do nosso país.

Ver fotografias em baixo.

A Serra do Caramulo localiza-se na zona centro de Portugal, predominantemente nos concelhos de Tondela, Vouzela e Oliveira de Frades. Vamos iniciar o percurso no local que dá nome à Serra, o seu pico -Caramulo ou Caramulinho- situado a 1074 metros de altitude (Figura 1). Esta Serra era também conhecida por Serra de Alcoba, palavra de origem árabe que significa cúpula, zimbório e abóbada, e é aplicável ao cabeço do Caramulinho.

Ao longo do percurso vamos constatar que as rochas existentes na Serra do Caramulo são maioritariamente xistos e granitos. Os granitos, sujeitos a alteração e desagregação, formam as típicas paisagens de "caos de blocos” (Figura 2).

Nos últimos anos a alteração da cobertura do solo, nomeadamente o grande aumento da extensão dos eucaliptais e a acentuada diminuição das folhosas e resinosas, e a implementação de alguns projectos de desenvolvimento, têm constituído uma séria ameaça a muitas espécies, algumas das quais em grave risco de extinção no nosso país.

Estes e outros aspectos serão abordados no percurso traçado para a caminhada do dia 18 de Abril que se iniciará no Caramulinho e passará pelas aldeias situadas a maior altitude na Serra, como Jueus, Malhapão e Almofala. Diversas informações serão transmitidas relativamente à flora e fauna da Serra, será contada a história da nossa floresta e poderemos observar as orquídeas nos prados de montanha, o teixo, espécie representante da antiga floresta europeia e medicinalmente, muito importante, e várias espécies de narcisos, alguns dos quais só conhecidos em Portugal e Espanha.

PROGRAMA

  • 9h30 Concentração no Caramulinho
  • 10h00 Início da caminhada
  • 17h00 Provável final da caminhada, e para os que ainda “tiverem pernas”, subida ao Pico do Caramulinho.

Percurso

Caramulinho – Jueus – Malhapão de Cima – Malhapão de Baixo – Almofala - Caramulinho

Extensão total aproximada: 12km

Grau de dificuldade: Médio

Indicações aos participantes

  • Material individual, necessário às condições e exigências do percurso.
  • Condição física e estado de saúde adequado às exigências da caminhada.
  • Seguro de acidentes pessoais.
  • Almoço de Sábado.

A ADVB não se responsabiliza por qualquer acidente que possa provocar danos físicos, morais ou psicológicos nos participantes ou em terceiros.

Notas

  • 1. Recomenda-se o uso na caminhada de um calçado com um piso aderente e rijo, pois atravessaremos locais com piso muito irregular e escorregadio. Como passaremos por zonas de tojo e silvas, aconselha-se a protecção da zona dos tornozelos, ( Botas , meias altas e calças).
  • 2. Devem os pedestrianistas, munir-se de água suficiente para a caminhada, principalmente se estiver um dia quente.
  • 3. No decorrer da caminhada, serão prestadas variadas explicações/ informações, pelo Biólogo Pedro Ribeiro, profundo conhecedor da Região…

Inscrição

  • Caminhada - 5 euros (crianças e sócios da ADVB com as cotas em dia, grátis)
  • Refeição com pagamento no local, (+/- às 19 horas) devendo ser confirmada, até ao dia 16 de Abril.

Como Chegar ao Caramulinho?

Quem se deslocar de Coimbra ou de Viseu, aconselhamos a utilização do IP3. Assim ao km 100,7 devem sair do IP3, tomando a EN 230, na direcção de Campo de Besteiros (7 km), Caramulo. Aqui, atravessar a Vila e continuar na En230 até ao Caramulo (12 km), e seguir a sinalização até ao Caramulinho (+/- 4 km).

Para quem utilizar a A25 vindo por ex: do Porto, aconselhámos a saída para Campia, Alcofra, Caramulo, (14 km), e seguir as indicações até ao Caramulinho.

Fotografias