25 de Setembro
A ADVB convida a todos nesta caminhada na parte noroeste da belíssima serra do Montemuro, nos limites dos concelhos de Cinfães, Castro Daire e Lamego, já no denominado Planalto Beirão. Todo o percurso será efectuado nas margens da nascente do rio Balsemão, num traçado de elevada beleza natural e paisagística. Ao longo da caminhada iremos visitar quatro aldeias serranas: Rossão, Campo-Benfeito, Gosende e Cotelo. O traçado é essencialmente plano, havendo poucas subidas. Finalizada a caminhada o sempre desejado jantar-convívio será no simpático e acolhedor restaurante tipico Recanto dos Carvalhos na aldeia da Gralheira em Cinfães.
Ver fotografias em baixo.
A salientar durante a caminhada dois bons exemplos de empreendedorismo, um conceito muito em voga nos dias de hoje, as Capuchinhas do Montemuro e o Grupo de Teatro Regional da Serra de Montemuro, ambos na aldeia tipica de Campo-Benfeito. Destes dois iremos visitar as Capuchinhas do Montemuro, uma cooperativa de costureiras e artesãs têxteis que trabalham o burel, o linho e a lã à moda antiga, aliando a tradição à modernidade criando roupa original, elegante, sofisticada, sendo premiadas por varias vezes. Um desses galardões foi o prémio internacional de "CRIATIVIDADE - PARA MULHERES EM MEIO RURAL", instituído pela Women´s World Summit Foundation, com sede em Genebra e criado na sequência da Conferência de Pequim sobre a Mulher, atribuido pela primeira vez em Portugal, no ano de 2007.
Junte-se a nós na certeza de um dia muito bem passado.
Sítios na internet a visitar: capuchinhas.blogspot.com, www.teatromontemuro.com
Siga até Cinfães pela A4, saindo no Marco de Canaveses e aí tomando a estrada municipal 584 até Penhalonga, virando aí à esquerda pela EN108 até encontrar a indicação Barragem de Carrapatelo e Cinfães. Uma vez na vila de Cinfães siga a EN321 em direcção a Castro Daire, a seguir a Carvalhosa, virar no cruzamento à esquerda na placa Gralheira- Rossão. Seguir para Rossão.
Siga pela IP3 até Viseu e depois tome a A24 na direcção de Vila Real. Sair em Castro Daire Norte/Cinfães, tomando, por breves metros, a EN2 (direcção Cinfães) e seguindo a EN321 em direcção a Cinfães. Poucos quilómetros à frente (antes da aldeia de Carvalhosa) encontra a placa que indica Rossão e Gralheira. No cruzamento vire à direita e siga as restantes indicações até à aldeia de Rossão.