Associação para a Defesa do Vale do Bestança

Caminhada no Trilho da Geira

9 de Outubro de 2010

"Estou a vingar-me mais uma vez, a olhar esta Geira Romana e os seus marcos delidos. Estou a vingar-me de quantos Césares o mundo tem dado, convencidos de que basta mandar fazer calçadas e pontes, gravar numa coluna a era e o nome, para que a eternidade fique por conta deles",
in Miguel Torga, Diário IV

Programa

  • 09h30 - Concentração na capela de S.Sebastião da Geira, em Chorense, concelho de Terras de Bouro.
  • 09h45 - Início da caminhada.
  • 17h30 - Fim da caminhada.

Extensão - 12 Km
Grau de dificuldade: Médio/Alto

Pontos de interesse: Via romana; marcos miliários; Chão de Vilar, presumível Mansio; Nichos religiosos.

O trilho desenvolve-se, sobretudo, ao longo de áreas que se podem considerar fortemente acidentadas em termos de relevo, este relevo envolve extensas áreas de vertente que são interrompidas por uma complexa rede de linhas de água.

O traçado descortina alguns vestígios históricos que conferem à região um enorme interesse histórico e cultural. Este interesse advém, essencialmente, de monumentos pertencentes à Geira Romana aqui se encontrando traços da sua antiguidade, relacionados com a VIA.NOVA.A BRAC., que ligava Braga a Astorga, a via militar nº XVIII do itinerarium Antonini. Da presença romana destacam-se os miliários que registam a memória dos imperadores César Augusto, Marco Aurélio, Gaio Calpetano e Valério Festo.

No que concerne à flora, neste trilho observam-se extensas áreas de matos, alguns exemplares de plátanos e de carvalhos, exemplares isolados ou agrupados de carvalho-alvarinho ( Quercus robur L. ), castanheiros e vidoeiros.

Conselhos

Os participantes devem trazer:

  • Refeição para almoço;
  • Água para o percurso ( água potável no inicio da caminhada);
  • Capas e botas impermeáveis, no caso de tempo chuvoso, e uma muda de roupa e calçado;
  • Mochilas leves ( não há transporte de mochilas );
  • Calçado adequado.

Inscrições

Até ao dia 7 de Outubro.
TLM: 96 8013140; 91 7619080;

Sócios com quotas em dia: isentos; Não sócios ou sócios irregulares: 5,00€.
Preço do jantar: 17,50€

Observações

No final da caminhada deslocar-nos-emos para as termas de Caldelas ( a 15Km de distância +/- ), onde jantaremos pelas 19H30. Contamos chegar pelas 18H00, mediando uma hora e meia entre a chegada e o jantar. Nesse intervalo, os participantes que o desejarem poderão beneficiar dos serviços e actividades que as termas disponibilizam. Para se inscreverem, deverão consultar o site das termas de Caldelas www.termasdecaldelas.com escolher a actividade/tratamento, ver preços e proceder à marcação, o que devem fazer até ao dia 7 de Outubro.

Haverá uma concentração dos participantes no parque exterior do Norte Shopping ( junto à estação de serviço ), em Matosinhos, às 8H15, seguindo-se depois nos veículos automóveis para Terras de Bouro.

Para os que forem directos a Terras de Bouro, deverão virar à direita, na rotunda à entrada da Vila, direcção de Chorense, subindo +/- 5 Km até encontrar um coreto e a capela de S. Sebastião da Geira, à margem da estrada municipal.