Associação para a Defesa do Vale do Bestança

Do Volfrâmio às Esquecidas Aldeias de Xisto da Paiva

12 de Junho de 2010

Veja as fotografias em baixo.

Programa

  • 8h30 - Portas de Montemuro ( junto à estação de serviço ) - saída de carro em direcção a Cabril ( freguesia de Castro Daire ).
  • 9h30 - Concentração do grupo em Cabril e continuação de carro para Pereiró.
  • 10h00 - Inicio da caminhada: Pereiró-Alto de Meitrz-Meitriz-Janarde-Meitriz-Pereiró. Extensão: 15Km

Grau de dificuldade: Elevado, aconselha-se boa condição física.

Faremos uma incursão nas aldeias de xisto do vale da Paiva. Espera-se um dia quente, de sol abrasador. O percurso será desnivelado e de grande exposição solar. Teremos o Paiva ( ou a Paiva, como por aqui também lhe chamam ) sempre à vista serpenteando ao fundo das vertentes cobertas com a flor da giesta e da carqueja nos sítios onde o eucalipto não predomina. Atentemos nas casas de xisto cobertas de ardósia. São magníficos exemplares, ainda sobrantes, da arquitectura tradicional. Eis-nos imersos num mundo esquecido, perdido no tempo, evocando um passado distante onde poucas almas habitam. O último grande refúgio!

Conselhos

Os participantes devem levar: almoço ( ocorrerá em Meitriz ), chapéu, roupa leve, calçado adequado, muda de roupa e calçado, protector solar, fato de banho( para quem quiser mergulhar nas águas da Paiva, antes do almoço ), mochila leve, água e frutos secos.

Inscrições

Inscrições para contactos: 96 8013140, 91 7535075, 91 7619080 - mencionar nome e telemóvel.

A caminhada inclui jantar, em lugar e hora a definir, cujo preço rondará os 12,50€.

Inscrições até ao dia 10.

NOTA: Sobre os horários indicados haverá uma tolerância de dez minutos. Alertamos para a necessidade de cumprir o horário dada a extensão do percurso e o tempo de lazer que, ainda assim, queremos proporcionar ao almoço em que pretendemos incluir o banho no Paiva. A não existência de cobertura total de rede de TLM no percurso dificultará o reagrupamento dos participantes. Pedimos o favor de serem pontuais. Partiremos nos horários indicados, com a tolerância referida. Obrigado.

Sócios: isentos.

Não sócios: 5,00€ de inscrição para a caminhada.

Esta é uma actividade sem fins lucrativos e sem organização definida. A Associação para a Defesa do Vale do Bestança não se responsabiliza por quaisquer danos civis decorrentes desta actividade. Aconselha-se seguro pessoal.

Fotografias

A caminhada pelo vale do Paiva não foi apenas um percurso por sítios de paisagens belas, de largos horizontes emoldurados por serras cujos dorsos ainda tocam os céus sem os apêndices dos aerogeradores; foi essencialmente uma imersão em aldeias esquecidas, mergulhadas no silêncio cavo da desertificação em que os dias escoam para as poucas gentes que restam na mesma medida da esperança em que alguém delas se lembra também se esvai.

Num desses povoados encontrámos o último casal que permanece e que lutou para ajudar um filho a tirar uma licenciatura e que agora está...no desemprego. Tanto esforço, tanta porfia, para nada. E o despovoamento grassa. Porque é que os incentivos vão apenas para o litoral? Quem quiser perceber o fenómeno do abandono do mundo rural, faça o percurso que fizemos ( Pereiró, Meitriz, Janarde, aldeias com paisagens belas, mas sem gente ). Daí que nos tenha sensibilizado o jantar em Parade de Ester. Não pela refeição, que estava óptima, diga-se, mas por nos ter servido à mesa uma menina ( estudante ) que suspendeu os estudos ( numa mesa lá estava o computador e uns cadernos de exercícios e alguns livros ) para ajudar a família naquele pequeno negócio da restauração. É desta nobre gesta que precisamos. Daqueles que sobem a pulso, pese embora o esquecimento a que são votados. Por tudo isto, voltaremos ao Paiva.

Seguem-se algumas fotografias, para que outros mais venham também.