Associação para a Defesa do Vale do Bestança

Caminhada A Sagração da Primavera

26 de Março de 2011

A mais bela caminhada no vale do Bestança- Cinfães

Vamos mergulhar na luminosidade verdejante do Bestança, sentir o despertar da vida, a fragrância das flores e da terra, o bramido das águas límpidas, o restolhar manso das árvores que bailam ao sabor da brisa suave.

Eis uma caminhada que celebra a vida e abre os sentidos às emoções da beleza primaveril. Percorreremos caminhos e veredas, subiremos e desceremos ( nada mais exacto, ou exato? La Palice não diria melhor! ) atravessaremos linhas de água, caminharemos ao longo de levadas e admiraremos as variegadas flores que dão colorido à paisagem que ora se adensa em espessa vegetação ora se espraia em horizontes vastos. Isto é que é escrever!

Mas o melhor é caminhar e dizer ao escrevinhador que se ocupe de outros assuntos pois que, com benevolência crítica, está para as letras como a galinha para a ópera.

Programa

  • 9h00 - Concentração em Vila de Muros, freguesia de Tendais;
  • 9h15 - Início da caminhada: Vila de Muros - Valverde - Sentes - Vale - Trigal - Fragas do Inferno - souto na margem direita do ribeiro de Enxidrô (a montante da ponte do Grandinho).
  • 13h30 - paragem para almoço;
  • 15h00 - Continuação da caminhada: ponte do Grandinho - Bragadela - Lagarelhos - Avitoure - levada de Avitoure até ao ribeiro de Enxidrô - Vila de Muros.
  • 19h00 - Jantar na sede da ADVB.

Extensão: 12 km

Grau de dificuldade: médio/alto. Caminhos íngremes, estreitos, com troços escorregadios e progressão dificultada por ramos e troncos atravessados no percurso. Subidas e descidas acentuadas, fraguedos declivosos ( a montante das quedas de água das Fragas d´Água d´Alta ).

Recomenda-se o uso de roupa e calçado leve.

Os participantes devem trazer refeição para almoço evitando pesos excessivos nas mochilas.

Aconselha-se boa preparação física e recomenda-se seguro individual para esta actividade. A ADVB não se responsabiliza por quaisquer acidentes ou danos que possam ocorrer aos participantes. Esta não é uma actividade lucrativa ou organizada. Este percurso não é aconselhável a crianças com idade inferior a 10 anos. A fim de evitar um andar apressado e sequente dispersão do grupo, por favor cumpra o horário definido para início da caminhada.

Inscrições

Inscrição ( até ao dia 24 ): TLM 96 8013140, 91 7535075, 91 7619080.
Sócios: isento.
Não sócios - 5,00€
Jantar: 10.00€

Fotografias