Associação para a Defesa do Vale do Bestança

No Bestança Nasce uma Floresta

Foi numa contagiante alegria que a Associação para a Defesa do Vale do Bestança e a Associação de Promoção e Desenvolvimento da Freguesia de Tendais plantaram no sábado ( 12/2/2011 ) 1500 das 3000 árvores ( carvalhos roble ) destinadas à reflorestação da Costa da Mangra, nos baldios de Vila de Muros, Tendais.

Perante os representantes da Toyota Caetano Portugal e da ANEFA ( Associação Nacional de Empresas Agrícolas e Florestais ) e da AFDT ( Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega ) os participantes iniciaram os trabalhos de plantação pelas 10H00, numa manhã de sol memorável e amena temperatura, numa vertente íngreme donde se alcançava uma vista fantástica sobre o Vale do Bestança e Douro às vezes toldada pelo nevoeiro.

Dentre os participantes destacamos o Senhor Arcipreste Adriano Alberto Pereira, Pároco de Tendais, que quis associar-se a esta nobre iniciativa. Participou também o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Tendais e Presidente da Assembleia de Freguesia de Tendais. Os Bombeiros Voluntários de Cinfães fizeram-se representar pelo seu comandante.

Um obrigado muito especial aos associados da Associação para a Defesa do Vale do Bestança que prestigiaram a nossa colectividade e que quiseram ver o seu nome associado à criação de um bosque de carvalhos no Vale do Bestança. Um muito obrigado ao Sr. Franklim da Rocha Resende pela sua generosidade, empenho e verdadeiro apego e amor à Ribeira de Tendais. O nosso apreço também para com os senhores Américo, Licínio, Henrique e António José que limparam e preparam o solo para a plantação.

Um agradecimento especial ao Senhor Engenheiro Carlos Pimenta e ao Senhor Lima Teixeira ( EDF - Energies Nouvelles ) que apoiaram financeiramente o projecto de reflorestação. Dedicamos também uma nota de gratidão muito grande ao Agrupamento de Escolas de Cinfães, na pessoa do seu Director, Prof. Manuel António Pereira, pelo auxílio prestado na divulgação desta iniciativa na comunidade escolar. Louvores também à Câmara Municipal de Cinfães e ao seu Presidente Prof. José Manuel Pereira Pinto por todo o apoio prestado.

Um obrigado enorme a todos os que participaram - em especial os associados da ADVB e a todos os que não podendo estar presentes fisicamente estiveram-no em espírito e solidariedade. E na próxima estamos convictos que muitos mais serão pois que é muito gratificante participar no desenvolvimento sustentável do concelho de Cinfães e fazê-lo em prol das gerações futuras. A nossa Associação é essencialmente um agente e parceiro empenhado na consecução de bem-estar social que só se atingirá se soubermos proteger o meio ambiente.

Todo um conjunto de Entidades e pessoas singulares tornaram possível este projecto que é agora uma realidade. Cabe-nos defendê-lo e valorizá-lo. É o que faremos lutando, se necessário for, contra atitudes ( aquelas - infelizmente ainda as há - reveladoras de desrespeito para com a natureza e os que a defendem ) mais desprezíveis que o próprio fogo criminoso.

Esta floresta é, como o Bestança, a FLORESTA DE TODOS NÓS!