Página Principal
Associação para a Defesa do Vale do Bestança
   

  Historial da AssociaçãoHistorial  Publicações da AssociaçãoPublicações  Notícias da AssociaçãoNotícias  Corpos Sociais da AssociaçãoCorpos Sociais   

Sede da associação

A Associação para a Defesa do Vale do Bestança conta já com inúmeros feitos.

Estivemos presentes na Exponor, na feira internacional do ambiente - Eneren 96; organizámos uma exposição fotográfica na sala de exposições da Câmara Municipal de Cinfães, entre os dias 20 e 30 de Abril de 1997, que denominámos "As quatro estações no Vale do Bestança", com fotografia de Jorge Ventura.

Participámos na conferência/debate sobre ambiente, que decorreu em Cinfães a 23 de Abril de 1997; procedemos à recuperação das pontes de madeira no lugar de Prado - Valverde e recuperámos um moinho no mesmo local, pondo-o a moer, ao mesmo tempo que providenciámos pela limpeza da levada; reparámos a ponte de Enxidrô e erguemos o Pelourinho e o cruzeiro de Santa Madalena, também no mesmo lugar.

Fizemos já o repovoamento do rio com quatro mil trutas "fario" e desenvolvemos
acções regulares junto das escolas tendentes à preservação e promoção do Vale. Todos os anos, na época natalícia, oferecemos material didáctico aos alunos e alguns brinquedos sensibilizando-os para a importância da Natureza e do Património.

Temos lutado com denodo contra implantação de mini-hídricas no Vale cientes de que a concretizar-se tal intento muito da genuidade do mesmo se perderia dado os impactos negativos daquela obra.

Temos contribuído para o aperfeiçoamento do Plano Director Municipal de Cinfães, ao apresentarmos as nossas críticas construtivas, pugnando essencialmente pela defesa do PATRIMÓNIO NATURAL E HUMANO DO VALE, seja, pela melhoria das condições de vida de quem aí se radicou.

A sede da agremiação está situada na antiga cantina escolar de Vila de Muros, imóvel cedido gentilmente pela Câmara Municipal de Cinfães.

O TRANSMONTEMURO é outra das iniciativas da Associação que leva muitos participantes a conhecer a Serra do Montemuro de jipe. Com receitas provenientes deste evento restaurámos um moinho no Barrondes, um outro em Soutelo e um outro no Grandinho e comprámos o "Campo do Prado" ( área de 900m2 com palheiro no meio), que passa a ser o centro logístico de apoio para as caminhadas no Vale.

É nosso grande objectivo a criação de uma área protegida no Vale do Bestança e que este vale passe a integrar a Rede Natura 2000. A criação de uma escola de artes e ofícios é outro dos nossos grandes lemas. Com a ajuda de todos havemos de os conseguir alcançar.