Página Principal
Associação para a Defesa do Vale do Bestança
   

  Historial da AssociaçãoHistorial  Publicações da AssociaçãoPublicações  Notícias da AssociaçãoNotícias  Corpos Sociais da AssociaçãoCorpos Sociais   

A Astronomia na Escola

16 a 19 de Janeiro de 2007

A Associação para a Defesa do Vale do Bestança promove nos dias 16 a 19 do corrente mês de Janeiro uma iniciativa denominada "A Astronomia na Escola", numa parceria com a EB 2-3 da Vila de Cinfães, destinada a alunos (7º,8º e 9º anos) e professores.

Trata-se de um programa do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, em particular o STARLAB – planetário portátil.

O Starlab é um planetário de insuflar que será montado no interior de uma sala da EB 2,3 de Cinfães e é constituído por uma cúpula de insuflar, um projector de estrelas e um projector de diapositivos. Em cada sessão assistirão entre 25 a 30 alunos que terão de se descalçar e sentar no chão em ordem ao bom funcionamento das sessões com o Starlab. Esta iniciativa abrangerá também os alunos do 1º Ciclo das escolas de São Cristóvão de Nogueira (EB I, nº 1 de Valbom e EB I de Louredo). Participarão nesta iniciativa cerca de 480 alunos, dado que em cada dia se farão quatro sessões.

Visa a Associação para a Defesa do Vale do Bestança proporcionar aos alunos um contacto com as matérias atinentes ao Universo e segredos do Cosmos e um melhor conhecimento acerca do planeta que habitamos e dos problemas – como o tão falado aquecimento global – que o afligem. Visa-se um diálogo permanente entre monitores e os alunos num clima estimulante e descontraído que leve a uma boa assimilação de conhecimentos obtidos de forma participativa.

Agradecemos o empenho e interesse demonstrados pela EB 2,3 da Vila de Cinfães e em particular do seu Presidente do Conselho Executivo, Prof. Manuel António Pereira, nesta iniciativa. Acreditamos que o envolvimento da comunidade civil (consequentemente da nossa colectividade) com a escola, proporcionando aos alunos oportunidades que nos meios citadinos são mais comuns, contribuirá para a sua melhor formação escolar e sucesso na aprendizagem. No fundo, um melhor conhecimento do universo e do planeta em que vivemos, traduzir-se-á também numa mais aguerrida defesa do ambiente por parte da comunidade escolar. É este um dos objectivos da Associação que procurará estabelecer outras parcerias com os estabelecimentos de ensino do Vale do Bestança para que também os objectivos da nossa colectividade sejam conhecidos e assimilados pelos estudantes.

Público alvo: Alunos dos 7º, 8º e 9º anos e alunos do 1º Ciclo das escolas de São Cristóvão de Nogueira que participarão nas sessões no dia 19, sexta-feira; Pretende-se uma participação desinibida e em que os professores despertem nos alunos a curiosidade pelos segredos do Cosmos e do planeta que habitamos bem como a necessidade de o protegermos.

Objectivos:

  • A Associação para a Defesa do Vale do Bestança ciente dos custos da interioridade do ensino pretende com esta acção criar iguais oportunidades de aprendizagem relativamente a outros alunos que frequentam escolas inseridas na malha urbana das cidades e próximas com mais facilidade de acesso às instituições e equipamentos culturais que dinamizam este tipo de iniciativas;
  • Visa também proporcionar um dia diferente aos alunos fora do ritmo quotidiano de aprendizagem;
  • Visa estabelecer parcerias e dinamizar o intercâmbio entre a sociedade civil e a Escola, divulgando junto dos alunos e professores o interesse pelo meio ambiente.

Esta iniciativa é concretizada a expensas da Associação para a Defesa do Vale do Bestança.

Para mais informações: Contactar o Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento Vertical de Escolas de Cinfães, Prof. Manuel António Pereira.
TLM: 96 – 7000686; Escola EB 2,3 de Cinfães – 255 560100.