Página Principal
Associação para a Defesa do Vale do Bestança
   

  Historial da AssociaçãoHistorial  Publicações da AssociaçãoPublicações  Notícias da AssociaçãoNotícias  Corpos Sociais da AssociaçãoCorpos Sociais   

Comunicado sobre o projecto de Aproveitamento Hidroeléctrico de Tendais

A Associação para a Defesa do Vale do Bestança vem tornar público que no dia 11 de Outubro de 2002, na Assembleia da Républica, após interpelação ao Governo feita por um grupo parlamentar, o Exmº Sr. Dr. José Eduardo Martins, Secretário de Estado das Cidades do Ordenamento do Território e Ambiente, anunciou que o projecto de Aproveitamento Hidroeléctrico de Tendais não terá parecer favorável e consequentemente não será deferido devido à importância ambiental e cultural do Vale do Bestança que, no entender do Ministério que representa, importa salvaguardar e reabilitar e que seria ameaçado com a obra em questão.

De referir que todos os grupos parlamentares manifestaram o seu apoio a esta decisão louvando a promoção turístico-ambiental do Vale do Bestança em detrimento da construção das mini-hídricas.

Esta decisão vem ao encontro da vontade manifestada pela Associação de Defesa do Vale do Bestança, da Câmara Municipal de Cinfães, da Assembleia Municipal, das Juntas de Freguesia, em especial as de Tendais, Cinfães e Ferreiros de Tendais (com reclamações próprias), de várias agremiações que protestaram e da população que se manifestou contra esta obra.

A todos pretendemos expressar a nossa gratidão pela solidariedade demonstrada com o compromisso de nos empenharmos cada vez mais na construção de uma verdadeira alternativa de desenvolvimento sustentado no Vale do Bestança.

Cinfães, 14 de Outubro de 2002.

A Associação para a Defesa do Vale do Bestança