Página Principal
Associação para a Defesa do Vale do Bestança
   

  Historial da AssociaçãoHistorial  Publicações da AssociaçãoPublicações  Notícias da AssociaçãoNotícias  Corpos Sociais da AssociaçãoCorpos Sociais   

Visita do Senhor Secretário de Estado do Ambiente, Dr. José Eduardo Martins, à Sede da ADVB

No dia 5 de Março de 2004, a convite da ADVB, o Senhor Secretário de Estado do Ambiente, Dr.José Eduardo Martins, visitou o vale do rio Bestança . A visita terminou com a ida à Sede da ADVB.

Para além de todos os Órgãos Sociais da ADVB, integraram a comitivia de recepção e acompanhamento na visita de sua Excelência, outras personalidades e as individualidades que a seguir se mencionam, as quais pelo seu relevo e influência local representam em boa medida os cinfanenses, a saber:

  • O Presidente da Assembleia Municipal - Sr. Mário Luís Correia da Silva
  • O Presidente da Câmara Municipal de Cinfães - Sr. Prof. Pereira Pinto
  • O Presidente da Junta de Freguesia de Tendais - Sr. Adelino Figueiredo Teles
  • O Presidente da Junta de Freguesia de Ferreiros - Sr. Fernando Rocha

No decorrer da visita o senhor Secretário de Estado, mostrou-se sensibilizado com a dimensão da majestosa beleza que o vale do Bestança oferece. Na Sede, a fechar a visita e em forma de conclusão usaram da palavra:

O Presidente da ADVB, Dr. Jorge Ventura - agradeceu a presença daquele representante do Governo, reafirmando a necessidade de preservar o vale e o rio Bestança pelos valores que representam para o desenvolvimento da região, designadamente, ao nível patrimonial, turístico e cultural.

O Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Prof . Pereira Pinto - lembrou uma vez mais que a Assembleia Municipal votou por unanimidade contra a construção de mini-hídricas no vale / rio Bestança, sendo o vale do Bestança pelo seu interesse turístico-cultural um sítio a defender, tendo a Câmara já definido um Plano de Salvaguarda do Vale, plano que só não tem tido o incremento prático desejado dadas as constantes ameaças que são lançadas sobre o vale.
Referiu ainda que Cinfães é um bom exemplo no que respeita à produção de Energias Renováveis, contribuindo há muitos anos , através dos aproveitamentos já instalados no concelho - Carrapatelo, Ardena e Cabrum.

O Senhor Secretário de Estado, Dr. José Eduardo Martins - agradeceu o convite que a ADVB lhe dirigiu. Que o aceitou com agrado, pelo que estar na Sede da ADVB era motivo de honra e de imenso prazer. Enalteceu a beleza do vale do Bestança, tendo tranquilizado todos os presentes, ao afirmar que tal como os serviços da DRAOT - Norte o informaram, aquando da sua intervenção da Assembleia da República, em 11.10.2002, - " a construção da mini-hídrica causaria fortes impactos negativos, não havendo por isso viabilidade para a sua implantação ". Lembrou as metas que Portugal tem para cumprir na UE até 2010 no âmbito das Energias Renováveis. Salientou que, se por um lado temos compromissos a cumprir, por outro, temos que ter equilíbrio e bom-senso, notando ainda que o vale do Bestança integra a Rede Natura 2000, isto é: trata-se de zona protegida.

A concluir disse : - que os serviços do Ministério não podem impedir o promotor de elaborar e apresentar o Estudo de Impacto Ambiental, o que a acontecer será uma perda de tempo, visto que o projecto - construção de mini-hídrica no vale / rio do Bestança - por tudo o que tem de negativo não poderá ter parecer favorável.

Cinfães, 10 de Março de 2004.

Os Órgãos Sociais da ADVB

  • A Mesa da Assembleia Geral
  • A Direcção
  • O Conselho Fiscal